Laboratório de Simulações e Modelagens Ambientais

Profa. Dra. Edelci Nunes da Silva
Prof. Dr. Emerson Martins Arruda
Prof. Dr. Ermínio Fernandes

O Laboratório de Simulações e Modelagens Ambientais tem como objetivos principais realizar aulas práticas; desenvolver matérias de apoio para as disciplinas da área da Geografia que trabalham com o estudo das paisagens físicas e naturais, sobretudo geomorfologia, climatologia, pedologia, recursos hídricos, geologia, biogeografia e afins, assim como na realização de análises físicas de solos, formas de relevo, amostras de água e poluição sonora, ar e água. Elaborar, sistematizar e armazenar dados e variáveis ambientais, sociais de saúde relevantes para o desenvolvimento de pesquisas em geografia e apoio às disciplinas da graduação e pós-graduação. O Laboratório dispõe de um acervo de minerais e rochas, maquetes que representam quadros de degradação/conservação de solos e compartimentos de relevo, perfis de solos e de depósitos tecnogênicos, além de outros materiais didáticos que subsidiam as aulas práticas e apoiam as orientações de Trabalho de Conclusão de Curso e Dissertações. Também funciona como lugar para preparação de trabalhos para Encontros Científicos, Simpósios, Congressos, etc. Complementando os três pilares que sustentam esta Instituição, ensino, pesquisa e extensão, este laboratório também serve de apoio às pesquisas com alunos de escolas da rede municipal e estadual de ensino fundamental e médio que buscam um espaço de interação e práticas pedagógicas que manipulem mapas e cartas climatológicas, bem como mapas e cartas do relevo, diagramas de perfis topográficos, análises de profundidade da qualidade das águas e outras atividades rotineiras do laboratório.