Linha 2: Estudos Ambientais e Análise Espacial

Geografia é uma Ciência que analisa os processos de organização e produção espaciais construídos e reconstruídos ao longo do tempo histórico. As análises ambiental e espacial dos processos e fenômenos físico-naturais, relacionadas às dinâmicas sociais e econômicas, permitem uma discussão mais aprofundada e atualizada da complexa problemática socioambiental e de sua representação, as quais correspondem a um importante aspecto da dimensão geográfica. Estudos voltados ao conhecimento do ambiente envolvendo a análise das estruturas, processos, funções e formas físico-espaciais e os impactos que deles derivam em diferentes escalas espaço-temporais na sociedade orientarão as pesquisas, principalmente a partir da abordagem sistêmica, a qual permite uma análise integrada da natureza e sociedade.

A representação cartográfica, as análises estatísticas e modelagens e seus desdobramentos na pesquisa geográfica contribuirão para a análise espacial dos fenômenos ambientais e sua interação com a sociedade, compreendendo assim a dinâmica entre os mesmos. A linha compreende que a busca de padrões espaciais, sua caracterização e diagnóstico que expliquem os fenômenos de caráter espacial é um importante atributo da geografia, contribuindo metodologicamente para o desenvolvimento de pesquisas que correlacionem os aspectos socioambientais de uma determinada área, e como os mesmos atuam na formação e evolução da paisagem. A linha promove assim, o diálogo entre estudos de temas também vinculados ao turismo, biologia e geociências, buscando uma abordagem multidisciplinar no desenvolvimento de sua produção científica sobre a dinâmica ambiental de uma região.

A análise espacial está necessariamente associada à Geografia, corresponde ao estudo da distribuição espacial de qualquer fenômeno, à procura de formas, arranjos e padrões espaciais, bem como o que essa organização representa na dinâmica daquela área. A análise espacial estabelece uma ligação entre o domínio essencialmente cartográfico e as áreas de análise aplicada, como a estatística, o levantamento de índices morfométricos, a análise de propriedades físico-químicas de materais e a modelagem de processos e fenômenos, permitindo combinar variáveis georreferenciadas e, a partir delas, identificar, analisar e reconhecer novas variáveis. A presente linha se orienta de necessidade na abordagem integrada de todo o conjunto de elementos e variáveis, contribuindo assim no estudo adequado desse sistema. Assim, acredita-se que na realização de seus estudos, a complexa realidade do espaço geográfico pode ser, em um contexto de análise espacial, fragmentada nas suas componentes ou derivadas obtidas a partir de uma base informativa geral. A análise espacial significa também extrapolação e criação de nova informação susceptível de permitir uma melhor compreensão, numa perspectiva isolada ou integrada, mas sempre para um objetivo final mais amplo, que permita a compreensão da organização de formas e estruturas no espaço e, associadas ao tempo, permite compreender processos e dinâmicas da paisagem como um todo, Deste modo, a linha tem como foco a realização de estudos que permitam o entendimento da dinâmica ambiental de determinada porção do espaço geográfico. Para tal, a utilização de uma abordagem metodológica relacionada à análise espacial, bem como o conjunto de suas técnicas, é essencial para compreender a evolução daquele sistema.