Notícias do site

Prêmio do XIV Simpósio de Climatologia Geográfica, 2021

Paulo Lopes Rodrigues, egresso do programa e técnico da UFSCar, recebeu menção honrosa por sua pesquisa de mestrado, elaborada sob orientação da Profa. Dra. Edelci Nunes da Silva. A coordenação parabeniza o mestre e sua orientadora pela conquista e principalmente pela excelente pesquisa realizada, com o reconhecimento nacional.

Brasil em Números 2021 mostra retrato do país e os impactos da pandemia

Professor do PPGGeo é um dos colaboradores da publicação "Brasil em Números" do Instituto Nacional de Geografia e Estatística. Foi publicado em 30 de setembro de 2021, o livro "Brasil em Números" publicação do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), que conta com a colaboração do Prof. Dr. Carlos Henrique Costa da Silva, docente deste programa.

Curso de Geografia promove o XIII Geografando:

Curso de Geografia da UFSCar-Sorocaba comemora Dia do Geógrafo com evento online organizado pelos professores Dr. Marcos Soares e Drª Neusa de Fátima Mariano com o apoio de alunos e do Técnico de Laboratório Ms. Paulo Lopes

Bamo Proseá? Cotidiano e Cultura Caipira

O projeto de extensão "Bamo Proseá? Cotidiano e Cultura Caipira", da UFSCar-Sorocaba, promove uma série de podcasts voltados ao universo caipira. Os episódios tratam de assuntos relacionados à música caipira e à viola, culinária, literatura, crenças e religiosidade, entre outros. O projeto segue sob a coordenação da Profa. Dra. Neusa de Fátima Mariano, docente permanente do PPGGeo.

Nova gestão 2021-2023

O PPGGeo informa que foi concluído o processo eleitoral para a escolha da nova coordenação do programa, gestão 2021-2023. A chapa inscrita para o pleito, constituída pelo Prof. Dr. Ismail Barra Nova de Melo, candidato à coordenador, e o Prof. Dr. Carlos Henrique Costa da Silva para vice- coordenador, alcançou índice de 82% dos votos. Após a homologação dos resultados pelas instâncias competentes, a nova gestão deverá se iniciar no final de maio, com a posse dos eleitos.

Declaração de interesse na vaga

Considerando o que estabelece o item 2 do Edital 01/2019 “Cronograma do Processo Seletivo”, a Coordenação do PPGGeo-So convoca todos os aprovados a proceder com a Entrega da Declaração de Interessa na Vaga, nos dias 29 e 30/07, das 14:00 às 18:00.

Aula Inaugural

Dia 19.10 às 14h. "A contribuição da Pesquisa e da Pós-Graduação em Geografia para o desenvolvimento local e regional". Profa. Dra. Maria Encarnação Beltrão Spósito - UNESP (Presidente Prudente)

Palestra

Participação e Gestão de Riscos Ambientais: Limitações e Soluções, ministrada pelo Prof. Dr. Antonio Aledo da Universidad de Alicante (Espanha)