Educação, Subjetividades e Territorialidades: Movimentos Sociais e Políticas de Reconhecimento

Ementa: Os desafios contemporâneos para refletir sobre a universalidade da cultura se expressam em conflitos nascidos sob as temáticas das subjetividades e identidades, temas postos em debate. A cultura, sendo um dispositivo expresso na gramática simbólica do social, atua no sentido de organizar, orientar e conter diferenças/diversidades, diagramando e produzindo o espaço e o território social. Por isso, a importância de pensar teorias e práticas que abarquem o reconhecimento das diferenças e a reflexão sobre as desigualdades. A educação seria um campo de ressignificações de forma a articular a cultura universal e as identificações culturais plurais, como as questões de gênero, raça e etnia. Um desafio epistemológico e ético para as teorias críticas, aos estudos culturais e à geografia.

Bibliografia :
AMARAL, M.; CARRIL, L. - Hip Hop e as Diásporas Africanas na Modernidade. Uma discussão contemporânea sobre Cultura e Educação. SP: Alameda/FAPESP, 2015.
BENJAMIN, W. - Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. (Tradutor: José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista) SP: Brasiliense, 1989.
BHABHA, H. K. - Interrogando a Identidade. O Local da Cultura. BH: Editora UFMG, 2007.
BIRMAN, J. - Mal-Estar na Atualidade. A psicanálise e as Novas Formas de Subjetivação. RJ: Civilização Brasileira, 1999.
BOSI, E. - “Cultura e desenraizamento”. In: BOSI, A. (org.). Cultura Brasileira. Temas e situações. São Paulo: Ática, 1987.
BUTLER, J. - Problemas de Gênero. Feminismo e Subversão da Identidade. RJ: Editora Civilização Brasileira, 2003.
CHAUÍ, M. - Cidadania cultural. O direito à cultura. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
DEBORD, G. A - Sociedade do Espetáculo. RJ: Contraponto, 1997
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. - O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. SP: editora 34, 2011.
DUNCAN-ANDRADE, J. M.; MORRELL, E. The Art of Critica Pedagogy. Possibilities for Moving from Theory to Pratice in Urban Schools. New York, Washington, D.C./Baltimore, Bern, Frankfurt am Main, Berlin, Brussels, Vienna, Oxford: Peter Lang, 2008.
DUNKER, C. I. L. - Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma. SP: Boitempo, 2015.
FANON, F. - Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: UFBA, 2008.
FOUCAULT, M. - Microfísica do Poder. São Paulo: 2003.
FREIRE, P. - Pedagogia do Oprimido. 12a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GOFFMAN, E. - Estigma. Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1988.
GIROUX, H. - Atos Impuros. A Prática Política dos Estudos Culturais. Porto Alegre, RS: 2003.
HAESBAERT, R. - O mito da desterritorialização. Do “fim dos territoritórios” à multiterritorialidade Brasil. RJ: BERtrand, 2004.
HALL, S. A - Identidade Cultural na Pós-Modernidade. RJ: DP&A Editor, 2006.
________ Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Liv Sovik (org). Belo Horizonte, MG: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.
HARVEY, D. A - Condição Pós Moderna. Uma Pesquisa sobre as origens da Mudança Cultural. SP: Ed. Loyola, 2001.
HIIL, M. L. - Rumo a uma Antropologia da Educação Baseada no Hip Hop. Batidas, Rimas e Vida Escolar. Pedagogia Hip Hop e as Políticas de Identidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
HONNETH, A. - O Direito da Liberdade. SP: Martins Fontes, 2015.
________. Luta por Reconhecimento. A gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: editora 34, 2003.
LADSON-BILLINGS, G. - Os Guardiões de Sonhos. O ensino bem sucedido de crianças afro americanas. Belo Horizonte, MG: 2008.
MAFFESOLI, M. - O Instante Eterno. O retorno do Trágico nas Sociedades Pós-Modernas. SP: Zouk, 2003.
MARCUSE, H. - Eros e Civilização. Uma Interpretação Filosófica do Pensamento de Freud. LTC, 1999.
MCLAREN, P. - Multiculturalismo Crítico. Instituto Paulo Freire. SP: Cortez Editora, 1997. p. 13 – 54
MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (orgs.). - Currículo, Cultura e Sociedade. SP: Cortez, 1994.
SILVA, T. T.; HALL, S. & WOODWARD, K. (orgs.) - Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2005.
TAYLOR, C. - As fontes do Self. Petrópolis, RJ: 1997.
TAYLOR, C. El multiculturalismo y la política del reconocimiento. México, Fondo de Cultura Econômica, 2009.
WEIL, S. - O enraizamento. In A condição operária e outros estudos sobre a opressão. (Antologia organizada por Ecléa Bosi). 2. ed. RJ: Paz e Terra, 1996, p. 411-412.