Estudos demográficos e história regional brasileira: questões populacionais no contexto dos processos de identidade espaço-temporal

Ementa: Momentos demográficos regionais brasileiros. Interação de elementos das dinâmicas populacionais em suas conjunturas históricas e estruturações no território. Deslocamentos Humanos: aspectos econômicos, sócio-políticos e culturais. Aceleração de fluxos e problemas gerados pelos deslocamentos para identidades sócio-culturais. Crises do desenraizamento humano.

Bibliografia:
BAENINGER, R. (Coord.). Atlas Temático do Observatório das Migrações em São Paulo. Campinas: NEPO/UNICAMP, 2014.
____________ et alii. Pólos Regionais: São José dos Campos, Sorocaba e Ribeirão Preto. Campinas, Campinas : Núcleo de Estudos de População/Núcleo de Estudos de Políticas Públicas/Instituto de Economia-Unicamp, 2010.
CÂNDIDO, A. - Os parceiros do Rio Bonito. Rio de Janeiro: Ed. Ouro sobre Azul, 2010.
CARVALHO, J. A. M. de e WONG, L. R. - La transición de la fecundidad em el Brasil. Causa y consecuencias. Seminar on Fertility Transition in Latin America, IUSSP/CELADE/CENEP, Buenos Aires, 3-6 de abril 1990.
CUNHA, M. P. da (ORG.). Mobilidade espacial da população: desafios teóricos e metodológicos para o seu estudo. Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp; 2012.
DEDECCA, C. et alli. Estado de São Paulo: regiões metropolitanas e polos regionais. Campinas: Núcleo de Estudos da População/ Núcleo de Estudos de Políticas Públicas/Instituto de Economia-Unicamp, 2010.
DEL POPPOLO et alii. (Coords). Pueblos indigenas y afrodescendientes em América Latina: dinámicas poblacionales diversas y desafios comunes. Rio de Janeiro: ALAP, 2012.
FUNDAÇÂO SEADE. Anuário Estatístico do Estado de São Paulo - 2003. Disponível em: http://produtos.seade.gov.br/produtos/anuario/index.php?anos=2003&tip=apre03, acesso em 21/07/2015.
_____________. São Paulo Demográfico. Base de dados eletrônica disponível em http://www.seade.gov.br/produtos/sp-demografico/, acesso em 05/05/2014.
FNUAP. A Situação da População Mundial: 6 Mil Milhões, chegou a hora de escolher. New York, Fundo das Nações Unidas para a População, 1999. 76 p.
GOLDANI, A. M. Família, trajetórias individuais e mudanças demográficas. In: Anais do VII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Caxambu, ABEP, Volume 1, 1990, pp. 55-97.
GOODY, J. (Ed.). The Developmental Cycle of Domestic Groups. Cambridge, Cambridge University Press, GREENHALGH, S. - Toward a Political Economy of Fertility: Anthropological Contributions. Population and Development Review, 16 (1), March 1990. pp. 85-106.
GUZMÁN, J.M. & VIGNOLI, J.R. La Fecundidad Pre-Transicional en América Latina: un capítulo olvidado. Conferencia El Poblamiento de las Américas, Veracruz, México, 1992.
HOGAN, D. (Org.) Migração e ambiente em São Paulo: aspectos relevantes da dinâmica recente. Campinas: NEPO, 2000.
HOOK, D., SIMAI, S. (Orgs.) Brazilian Subjectivity Today Migration, Identity and Xenophobia. 1a. ed. Villa María: Eduvim, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA/IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílio PNAD – 2014. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2014/default_brasil.shtm. Acesso em 17/09/2015.
_________________. Sistema de Informações e Indicadores culturais 2007-2010. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv65974.pdf. Acesso em 12/04/2015.
OLIVEIRA, A., RANDOLPH, R., SIQUEIRA, H. (Orgs.). Planejamento, Políticas e Experiências de Desenvolvimento Regional: Problemáticas e Desafios. Rio de Janeiro: Letra Capital/FAPERJ, 2015.
OLIVEIRA, M. C., BILAC, E. D. e MUSZKAT, M. - Homens e Anticoncepção: um estudo sobre duas gerações masculinas das “camadas médias” paulistas. XII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, Caxambu, 23 a 27 de outubro 2000. 29 p.
MARTINE, G. et alii. População e sustentabilidade na era das mudanças ambientais globais. Belo Horizonte: ABEP, 2012.
SANTOS, L. & SZMRECSÁNYI (orgs.). Dinâmica da População: teoria, métodos e técnicas de análise. São Paulo: T. A. Queiroz, 1980.
SOUZA, G.A.A. de - A Hipótese da Convergência. Uma Ilusão de Ótica. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Anais do VII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, Belo Horizonte, vol. 1, 1990, pp. 19-53.